domingo, 2 de novembro de 2008

PORTO SAPUCAI

Uso atual: demolida sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931 e finalmente à RFFSA em 1971, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 70 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.

A ESTAÇÃO: Junto à estação de Porto Sapucaí, partia o barco que fazia o transporte de cargas e de passageiros pelo rio Sapucaí. Havia outra linha no mesmo rio, que partia da estação de Fama, mais ao norte, na linha Cruzeiro-Juréia. No Guia Levi de 1940, não encontrei referências à linha de navegação que partia de Porto Sapucaí, embora, em 1934, esta estivesse funcionando. A estação

ACIMA: Horário dos barcos que partiam de Porto Sapucaí até Cubatão, em fevereiro de 1932 (Guia Levi).
já foi demolida, sobrando apenas a plataforma e o mato no local. A vila em volta também parece sumir aos poucos... "Meu saudoso pai possuia uma fazenda nesse municipio que fazia divisa com o terreno que pertencia à ferrovia, e que por sinal foi doado pelo meu avô por volta de 1885. Tenho boas recordações de minha infância onde juntamente com meus pais e irmãos embarcávamos com destino a Santa Rita do Sapucai ou Pouso Alegre, isso na década de 1960 onde as 'Marias Fumaças' ainda estavam a todo vapor. A estação ainda poderia estar de pé, se não fosse pela incompetência do prefeito de Santa Rita do Sapucai, que num ato arbitrário mandou demoli-la sob a alegação de que iria construir no local um centro de recreação para os moradores do lugarejo, fato este contestado pela ferrovia; o que sobrou foi só a plataforma. Ainda possuo, herança de meu pai, a casa da fazenda, onde constantemente passo fins de semanas, apesar de morar em Volta Redonda, RJ" (Antonio Carlos Carlini Pereira, 11/2003).


Junto à estação, que não aparece na foto, o embarque para o barco que singrava pelo rio Sapucaí, em 1934. Foto cedida por Nilson Rodrigues
A plataforma da demolida estação de Porto Sapucaí, em 07/2003. Foto Douglas Razzaboni


A plataforma da demolida estação de Porto Sapucaí, em 07/2003. Foto Douglas Razzaboni

Nenhum comentário: